A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Em Uruguaiana, não são só as mulheres e os homens que podem ser miss (ou mister) de alguma coisa. As ovelhas também têm uma espécie de concurso que concede esse título para chamar de seu. É o remate Miss Ovelha, que foi retomado depois de mais de 20 anos, na 35ª Fenovinos e 21ª Expoutono deste ano.
Nessa que foi a 6ª edição do leilão, a faixa de miss foi entregue pela primeira vez a uma exemplar da raça poll dorset (de pelagem branca e curta), a RM 250, da Cabanha Rancho Miguel, localizada no município de Fazenda Vilanova. Sim, teve faixa e até desfile das “competidoras” na pista. Só que ao invés de um piso de palco, foi no chão batido. Só faltou a coroa.
E, como em um concurso de miss, a comemoração dos vencedores também foi grande.
— Para nós, da cabanha, (vencer) é maravilhoso. Para a raça em plena expansão no Estado, também — explicou Rafael Pereira, funcionário da cabanha.
Apesar do título concedido, o evento não tem foco na beleza. Na verdade, é um leilão de elite, entre exemplares representantes das raças. Para participar, cada associação elege a sua exemplar, e as propriedades as inscrevem na competição. Ao final, ganha a faixa aquela com o maior lance.
Desta vez, o martelo foi batido para a vencedora por R$ 22,4 mil, lançado pela Cabanha Vaimaca, de Santana do Livramento. Outras cinco ovelhas participaram, das raças merino australiano, ideal, corriedale, texel e ile de france. A média dos negócios fechados ficou em R$ 14,5 mil. Ao todo, cerca de 200 pessoas participaram presencialmente, além das que assistiram a transmissão feita no YouTube.
Diretor da Casa da Ovelha de Uruguaiana, que organiza o evento, Ronaldo da Costa conta que o nome do evento foi sugerido por uma produtora, a dona Suzete Dal Molin. Na época, buscavam nomes que pudessem transmitir o objetivo do remate — de ser diferenciado. Mas, claro, no início nem todo mundo entendeu.
— Tinha gente que ligava para as rádios, que divulgaram o primeiro remate, querendo se inscrever — se diverte Costa.