Vinte e quatro horas pensando em soluções para problemas reais do agronegócio. Esse será o desafio dos participantes do Hackaton do Agro, evento que ocorre a partir das 17h de sábado (28) dentro da programação da 22ª Fenasoja, em Santa Rosa, no Noroeste.
A inspiração veio dos hackatons realizados no Vale do Silício, nos Estados Unidos, quando empresas organizavam maratonas de programação para resolver desafios surgidos no dia a dia de suas operações, premiando os "solucionadores".
O evento de Santa Rosa é organizado em parceria com a AGCO (dona das marcas Massey Ferguson e Valtra), que levará problemas a serem resolvidos pelos competidores.
— Os times têm de chegar à solução e, pelo menos, apresentar um protótipo. A solução normalmente é na área de tecnologia, algum aplicativo, site, nova forma de se comunicar, processo novo — explica Gustavo Hansel, integrante do Movimento Conecta e um dos organizadores do Hackaton.
Ao todo, há 180 participantes inscritos e uma premiação de R$ 12 mil. As melhores propostas serão escolhidas por um corpo de jurados.