Berço nacional da soja, o município de Santa Rosa, no Noroeste, também será palco para o encerramento nacional da colheita do grão. A cerimônia simbólica ocorre na abertura da 22ª Fenasoja, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, na sexta-feira, dia 27, quando também serão apresentados dados da produção gaúcha e nacional. A divulgação das informações ficará a cargo da Emater e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A Conab conclui na quinta-feira (26) novo levantamento e pode revisar para baixo as estimativas de colheita do grão – na pesquisa do início do mês, reduziu a produção gaúcha para 16,64 milhões de toneladas, recuo de 11,1% em relação ao ano passado e de 5,19% na comparação com a pesquisa anterior. O ajuste reflete o impacto da estiagem, sobretudo na Metade Sul.
No norte, os resultados têm sido positivos e alimentam projeções de crescimento de até 40% nos negócios da Fenasoja, que na última edição, em 2016 (a feira é bianual), somaram R$ 70 milhões.
– Estamos otimistas, porque a safra na região foi boa, e o preço da soja também está bom – afirma Alexandre Maronez, presidente da Fenasoja 2018.
No total, 605 expositores, de diversos segmentos, participam da feira que vai até o dia 6 de maio e terá ainda atrações culturais.