Saiu a divulgação do recuo do PIB do Rio Grande do Sul do terceiro trimestre, mas já podemos começar a olhar como a economia gaúcha começou o quarto trimestre. O Banco Central divulgou nesta tarde o Índice de Atividade Econômica Regional do Rio Grande do Sul (IBCRRS), que apontou avanço de 2,1% em outubro sobre setembro.
Foi, inclusive, o melhor desempenho do país. Na média do país, o indicador chamado de prévia do PIB recuou 0,4% na mesma comparação.
O resultado do Rio Grande do Sul veio bom mesmo com o recuo forte de 4% no setor de serviços. Para entender a alta, o economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, Oscar Frank, lembra que a produção da indústria avançou 2,7% e as vendas varejo ampliado - que inclui material de construção e veículos - cresceram 2,2%, apesar do impacto da inflação em outros segmentos. A colunista de agronegócio de GZH Gisele Loeblein também lembrou a coluna de começa a entrar a safra de trigo, que teve produção recorde neste ano.
Outras comparações:
Sobre outubro de 2020: +1,4%
Acumulado de 12 meses: +6,4%
O trigo deve seguir trazendo bom resultado. Varejo e serviços, no entanto, estão sentindo a inflação. Mas a indústria pode trazer boas notícias nos próximos indicadores.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.