Concessionária de energia elétrica, a RGE mandou uma nova nota para coluna garantindo que as contas de luz terão compensação em maio. A elevação na despesa no mês de abril gerou reclamações de leitores e, inclusive, foi motivo de uma notificação feita pelo Procon de Santa Maria à empresa, que pertence ao Grupo CPFL.
Na primeira nota, enviada na semana passada, a RGE havia dito apenas que a "Aneel deu a permissão para que as distribuidoras realizem leituras do consumo em intervalos diferentes do usual ou mesmo que não façam". Agora, de forma mais detalhada, a empresa explica que a leitura de consumo voltou a ser presencial, seguindo orientações dos órgãos de saúde. E, em trecho, cita a compensação:
"Importante também destacar que as faturas emitidas em maio para os clientes estão considerando a leitura real, feita em campo, compensando assim eventuais diferenças no valor da fatura, sejam a maior ou a menor. Não é necessária nenhuma ação dos clientes, a compensação acontece de forma automática pela RGE, e os valores das faturas de maio já contam com estes ajustes."
Segundo essa resposta à coluna, a RGE diz que divulgou para os clientes que era possível que os próprios entrassem em contato com a distribuidora para informar o consumo, o que chama de "autoleitura". Além de alguns locais com restrição durante a pandemia, a empresa cita uma liminar da Justiça do Trabalho que proibiu atividades dos profissionais entre 6 e 15 de abril. O Procon entendeu que a possibilidade não foi informada de forma clara, o que acabou fazendo com que a maioria das contas fosse calculada a partir de uma média de meses anteriores, gerando valores contestados pelos consumidores.
A RGE, distribuidora de energia elétrica do Grupo CPFL, 381 municípios gaúchos. São cerca de 2,9 milhões de clientes. A empresa informa ainda os canais de atendimento ao cliente:
- Site www.rge-rs.com.br
- Aplicativo CPFL Energia para o celular
- SMS grátis. Basta enviar número da conta e código de cliente para o número 27350
- Call center 0800 970 0900
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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