O Procon de Santa Maria notificou a concessionária de energia RGE após diversas reclamações sobre o valor alto da conta de luz durante a pandemia. A informação é da presidente do órgão, Marcia Moro da Rocha, que também comanda a Associação Gaúcha dos Procons.
Procurada pela Rádio Gaúcha, a RGE, que pertence ao grupo CPFL, se limitou a responder que a "Aneel deu a permissão para que as distribuidoras realizem leituras do consumo em intervalos diferentes do usual ou mesmo que não façam". A Aneel é a Agência Nacional de Energia Elétrica, que regula o setor.
A diretora da Procon confirma que há a possibilidade de considerar a média de consumo. No entanto, Marcia Rocha pondera que o verão foi muito quente, o que elevou demais o consumo nos meses de calor. Portanto, a situação eleva a média para um mês que não teve esse consumo todo.
Segundo a diretora, a RGE chegou a responder para o Procon dizendo que o cliente poderia ligar para o telefone 0800 da empresa antes do vencimento da fatura e informar a leitura correta, para uma cobrança em cima do consumo que realmente ocorreu. No entanto, Marcia Rocha entende que isso não foi colocado de forma clara para os consumidores.
- É uma negociação difícil com a companhia, mas seguimos tentando harmonizar. Estamos recebendo as ligações por telefone dos consumidores e orientando para que façam o contato informado pela RGE para alteração do valor. Na realidade, a conta dessa pandemia está caindo apenas no colo e no bolso do consumidor - desabafa Marcia.
No site da RGE, o telefone informado é 0800 970 0900. É colocado como o canal unificado da central de atendimento.
A empresa informa ser responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul. Com isso, atende 2,86 milhões de clientes residenciais, industriais e comerciais em 381 municípios gaúchos. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, abrange as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista