A indústria calçadista é uma das que mais está sentindo os efeitos da crise do coronavírus. Em março, a coluna já tinha noticiado que a Usaflex demitiu cerca de 500 funcionários em suas unidades no Estado. Agora, começa a receber relatos de demissões em outras empresas pelo Rio Grande do Sul. Em Teutônia, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Calçado e Vestuário da cidade, Roberto Muller, foram 130 demissões na unidade da Paquetá e 400 demissões na RR Shoes, empresa dona da marca Via Uno.
- Eles estavam de férias coletivas até ontem (1º). A empresa pagou tudo em dia. Hoje, eles teriam que voltar ao trabalho, e essa volta não vai acontecer. Estamos fazer de tudo para resguardar o direito do funcionário, para que todos recebam seus direitos. Tem famílias inteiras que trabalhavam ali - explica Muller, falando sobre a situação da RR Shoes.
A coluna tentou contato com a empresa por telefone e por meio de redes sociais, mas, até a última atualização desta matéria, não obteve retorno. Em Parobé, também ocorreram cerca de 400 demissões, segundo o presidente do Sindicado dos Trabalhadores da Indústria do Calçado e Vestuário da cidade, João Nadir Pires. Foram 187 demissões na Calçados Bottero, além de 131 na Usaflex, na leva de demissões noticiada pela coluna. Teve também mais cerca de 60 demissões em pequenas empresas da cidade.
Contando essas duas cidades, além das demissões da Usaflex, são pelo menos 1,2 mil pessoas demitidas do setor calçadista nos últimos dias no Estado. No caso da Usaflex, a empresa se comprometeu a recontratar os funcionários caso o cenário melhore. Veja mais informações: Sobe para 500 o número de demitidos por calçadista do RS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista