O Rio Grande do Sul é representado por sete empresas em pesquisa "As PMEs que mais crescem no Brasil", realizado pela Deloitte em parceria com a Revista Exame. O ranking tem 100 empresas de pequeno e médio porte que tiveram a maior expansão de receita líquida entre 2015 e 2017. O dado fica ainda mais interessante se lembrarmos que foi o período mais forte da crise econômica.
O destaque gaúcho vai para a IMS, do ramo de soluções de energia elétrica. Ocupa a 25ª posição do ranking geral de empresas. Teve crescimento de 47,28% da receita líquida.
Veja os destaques do Rio Grande do Sul e sua posição no ranking nacional:
1 - IMS (25º no ranking nacional)
2 - BR Supply (44º ranking nacional) - serviços a empresas
3 - Intersul Produtos Veterinários (46º ranking nacional) - comércio
4 - Corensa (50º ranking nacional) - demais manufaturas
5 - DCG Soluções para Venda Digital (57º ranking nacional) - serviços de TI
6 - Mig-Plus (59º ranking nacional) - agronegócio
7 - Imed (100º ranking nacional) - demais serviços
O ranking nacional é liderado por uma empresa da Região Sul, mas que fica no Paraná. O primeiro lugar no país fica com a Prime Control, de serviços de tecnologia da informação. O crescimento da empresa foi de 329,19%. Depois, Santa Catarina e Paraná se alternam até a nona posição da região, fica com a gaúcha IMS.
A pesquisa está no seu 13º ano de realização. Além do levantamento de 2018, foi feito um questionário respondido por 258 empresas. O resultado apontou que o foco hoje é gerar receitas.
Veja também quais são as prioridades de investimentos até 2020: