O Estudiantes de La Plata foi multado pela Conmebol em US$ 80 mil (cerca de R$ 412 mil pela cotação atual) por atos racistas de torcedores em jogo contra o Grêmio. O fato ocorreu no Estádio Uno, casa do clube argentino, em partida válida pela terceira rodada da fase de grupo da Libertadores, em que o Tricolor venceu por 1 a 0, no dia 23 de abril.
Já no dia seguinte ao jogo, o clube argentino havia comunicado a abertura de uma investigação para identificar os responsáveis e puni-los. Nesta segunda-feira (27), o Estudiantes explicou que ainda avalia quais sanções serão aplicadas aos torcedores que cometeram os atos discriminatórios.
O resultado da partida foi favorável ao Grêmio, que se manteve vivo na competição após ter sofrido duas derrotas. O autor do gol gremista foi Nathan Fernandes.
Nesta quarta-feira (29), o Grêmio volta a atuar pela Libertadores, contra o The Strongest, no Couto Pereira, em Curitiba. O local também será palco do próximo encontro do Tricolor contra o Estudiantes no dia 8 de junho. Essa será a última partida dos clubes na fase de grupos da Libertadores.
Colaboração: Leonardo Bender