Depois de toda a confusão vista no confronto Brasil x Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, a Conmebol está passando por uma dança de cadeiras em cargos importantes da entidade. Oficialmente, os problemas de protocolo sanitário dos quatro atletas argentinos em São Paulo não têm relação com as trocas no cargo. Mas, de qualquer maneira, o que está acontecendo chama a atenção.
O primeiro a sair foi o argentino Gonzalo Belloso, que ocupava dois cargos importantes: diretor de desenvolvimento e secretário-geral adjunto. Ele era considerado uma figura importante na relação do futebol da Argentina com a Conmebol. Por isso, a reposição veio com um nome histórico: o ex-goleiro campeão do mundo Nery Pumpido, também argentino, e que é o novo secretário-geral adjunto.
A outra saída foi Hugo Figueredo, que era o diretor de competições de seleções da Conmebol. Ele estava há 32 anos trabalhando na entidade. Por enquanto, o substituto não foi anunciado.
Quem segue forte na Conmebol é o gaúcho Frederico Nantes, diretor de competições de clubes da entidade. É importante lembrar que existia uma divisão nos comandos, com dois diretores organizando as competições.
Hugo cuidava dos torneios de seleções, como Copa América e eliminatórias da Copa, e Nantes cuida dos torneios de clubes, como Libertadores, Sul-Americana e Recopa. Agora existe a possibilidade do gaúcho acumular as duas funções.