Depois de toda a confusão em São Paulo e a suspensão do jogo entre Brasil x Argentina, a decisão do que vai acontecer agora está com a Fifa. Isso porque, apesar do calendário das eliminatórias ser organizado pela Conmebol, a Copa do Mundo é uma competição administrada pela entidade máxima do futebol.
O assunto já foi encaminhado para a Comissão Disciplinar da Fifa, que deverá ter a sua primeira reunião nesta segunda-feira (6). A primeira tarefa será avaliar dois relatórios: o do árbitro da partida e o do delegado do confronto.
A Comissão é integrada por 19 membros, e, após a análise dos relatórios, existe a possibilidade de se buscar esclarecimentos com todas as partes envolvidas. Especialistas no assunto não apostam em uma decisão tão rápida.
Em uma situação como essa, existem vários cenários para a decisão, desde a marcação de uma nova data de partida, até a punição com multa e a declaração de um vencedor. E, após o anúncio da Comissão Disciplinar, ainda é possível recorrer ao Comitê de Apelação da Fifa. E, depois, ainda tem o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).
Mas o fato é que este caso não pode se arrastar tanto, pois as Eliminatórias terminam em março de 2022, e, em abril, a Fifa pretende fazer o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo, marcada para começar no dia 21 de novembro no Catar.