Na próxima quarta-feira (26), a Conmebol divulgará uma atualização da tabela da Libertadores com novos locais para a realização dos jogos. Esta mudança é porque a entidade enfrenta problemas em dois países para a aprovação do seu protocolo sanitário elaborado para as partidas: Argentina e Uruguai.
O chamado "protocolo de concentração sanitária" foi aprovado pelos governos de Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela. Mas segue sem aprovação nos dois países que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul.
Isto significa que, neste momento, ambos não podem receber jogos da Libertadores. Clubes como River Plate, Boca Juniors, Racing, Defensa y Justicia, Tigre, Peñarol e Nacional precisam encontrar novos locais para a realização dos seus jogos.
O novo regulamento prevê a possibilidade das equipes atuarem em outro país. Justamente pela dificuldade da liberação dos protocolos sanitários na Argentina e no Uruguai, a Conmebol solicitou que os clubes destes países indiquem novos estádios para jogar. Beira-Rio e Arena foram indicados por alguns destes clubes pela questão da proximidade. A entidade não confirma quais clubes escolheram Porto Alegre, mas o Peñarol sinalizou que pretende atuar no estádio do Inter.
Se até quarta-feira os governos de Argentina e Uruguai derem o ok para o protocolo sanitário da Conmebol, a nova tabela será confirmada com jogos nos dois países. E, mesmo depois publicação desta tabela, ainda será possível esperar até o início de setembro por esta autorização, pois a retomada da competição está marcada para o dia 15.