O coração do Campo e Lavoura troca o ambiente climatizado da Redação, a partir deste sábado, pelo Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, às margens da BR-116.
É lá que se realiza, até o próximo final de semana, a 41ª Expointer.
Sob o comando da editora Karen Viscardi, que há dois anos e meio empresta talento às páginas do mais antigo caderno de Zero Hora, 10 profissionais (entre fotógrafos, repórteres e editores) participam da cobertura. O desafio é contemplar leitores com interesses díspares e complementares: moradores da cidade, que consomem produtos do campo, e produtores cada vez mais focados em alta performance.
O caderno Campo e Lavoura encartado nesta edição é um exemplo do esforço do time capitaneado por Karen. A reportagem de capa "Algoritmos na produção", assinada por Bruna Karpinski, mostra como a tecnologia está fazendo parte da vida de pecuaristas e agricultores.
– Uma das grandes novidades, hoje, é oferecer soluções para o agronegócio. Não basta apenas ter máquinas modernas. A inteligência artificial está sendo usada para potencializar a produção – conta Karen, 48 anos, 21 deles dedicados ao jornalismo.
Além de Gisele Loeblein, especializada em agronegócio, a cobertura, neste ano, terá a participação especial dos jornalistas do Grupo RBS Paulo Germano, Kelly Matos, Luciano Périco, Capu e Mari Araújo, que vão produzir reportagens em vídeo para GaúchaZH. O foco são as estrelas da festa: 4.247 animais de 151 raças, que atraem multidões à Expointer, e os peões responsáveis pelos cuidados da elite do rebanho gaúcho.
– Fico curioso para saber como dormem os peões que precisam cuidar dos animais, mas não tenho ideia do que vou encontrar lá – confidencia o colunista Paulo Germano, o PG, que em 32 anos de vida jamais embarrou os calçados no Parque de Exposições de Esteio.
Tô curioso para assistir ao vídeo do PG em GaúchaZH.
Rostos por trás das pesquisas
Não posso encerrar esta carta sem recomendar a reportagem de capa desta edição. Rostos por trás das pesquisas é resultado de uma provocação. Há duas semanas, o colunista Tulio Milman pediu para bolsistas da Capes, cujo programa foi ameaçado de cortes pelo governo federal, enviarem ao Informe Especial um resumo de suas pesquisas. Mais de 120 cientistas atenderam ao chamado. A partir daí, o repórter Itamar Melo e a assistente Valeska Linauer mergulharam em algumas histórias. A reportagem de seis páginas no DOC revela parte da produção científica no Estado.