Divididos em 151 raças de bovinos de corte, bovinos de leite, gado misto, bubalinos, equinos e ovinos, além das raças de pequeno porte, os animais são a principal atração da feira que se inicia na manhã deste sábado em Esteio. Um dos destaques da edição 2018 da Expointer é a volta das aves e pássaros ao Pavilhão de Pequenos Animais – na edição passada, elas ficaram fora por determinação da Secretaria de Agricultura. Conheça, abaixo, as raças que estarão expostas e participarão de julgamentos na feira.
BOVINOS MISTOS E DE CORTE
A categoria será representada por 709 animais, divididos entre 548 de corte e 161 mistos. A raça angus vem em grande número, com 127 animais participantes da feira, assim como a simental fleckviech, com 126 exemplares. A novidade é a primeira participação da raça pardo Brasil.
Angus
São 127 animais de argola inscritos, todos de criadores gaúchos. O julgamento será na quarta-feira (29), começando pelas fêmeas, às 9h, seguido pelos machos, às 14h.
Brangus
As inscrições somam 57 exemplares de 10 criadores do RS e do Paraná. A raça será julgada na pista central às 14h do dia 27, segunda-feira. A premiação dos vencedores será às 19h do mesmo dia, com leilão dos grandes campeões.
Caracu
Participarão da feira 11 animais de um criador paranaense. O julgamento será na segunda- feira, às 14h.
Charolês
A raça fará sua participação com 62 animais de seis criadores do RS e SC. Os julgamentos serão na Pista Central e começam com as fêmeas, às 9h de terça-feira. Machos serão avaliados na quarta-feira, às 9h. A escolha do supremo campeão da raça será às 11h30min.
Devon
Estão inscritos 48 animais de argola e outros 30 rústicos, sendo 20 machos e 10 fêmeas. O julgamento de animais de argola será realizado na quarta-feira, a partir das 9h30min, no pavilhão cinco.
Hereford e braford
No total, as raças têm 129 inscritos. São 41 hereford, 1 poll hereford e 87 braford. Os exemplares são provenientes de criadores do RS, SC, MG e PA. O julgamento das fêmeas hereford e polled hereford será na segunda-feira, às 15h. Machos serão julgados às 8h30min do dia seguinte. O Julgamento dos grandes campeões da categoria será às 10h. Fêmeas braford vão a julgamento a partir da manhã de terça-feira. Machos serão avaliados na terça-feira, às 15h, e os grandes campeões serão escolhidos no mesmo dia, às 16h30min
Limousin
Os 24 exemplares da raça que participarão da Expointer 2018 – quatro a mais do que na edição anterior – serão julgados na segunda-feira, às 9h, na pista 5.
Normando
A raça será representada por 22 animais de quatro criadores do RS e um do Paraná. Os julgamentos de machos e fêmeas será na segunda-feira, a partir das 14h. Neste domingo haverá jornada técnica sobre os avanços genéticos da raça e a qualidade do queijo, às 13h30min, na Casa do Veterinário.
Pardo suíço
Participam desta edição 11 animais. Os julgamentos de machos e fêmeas será na segunda-feira, a partir das 9h.
Pardo brasil
A raça fará sua primeira apresentação na Expointer com quatro animais de um criador gaúcho. O julgamento será na segunda-feira, às 9h.
Red poll
Dois animais estão inscritos como representantes da raça neste ano. O julgamento será realizado na terça-feira, às 14h, na pista quatro.
Santa gertrudis
Neste ano, a raça aparece com 29 participantes de criadores do RS e de SP. Os julgamentos de machos e fêmeas será na manhã de quarta-feira, na pista quatro.
Simbrasil
São 15 animais inscritos, de sete criadores do RS e SP. Os julgamentos de machos e fêmeas será na pista 4 às 14h do dia 28 de agosto, terça-feira.
Simental fleckviech
São 28 criadores de diferentes Estados, que participam com 126 animais. O julgamento da raça será na pista 4 na segunda-feira, o dia todo, e também no dia 28 das 9h ao meio-dia. A premiação ocorre na quarta-feira.
Shortorn
Um único criador gaúcho participará com nove animais da raça, sendo seis machos e três fêmeas. O julgamento está marcado para a segunda-feira, a partir das 10h30min. Os animais serão avaliados na pista 3.
Wagyu
Estão inscritos 33 animais, 19 fêmeas e 11 machos de dois criadores do RS. O julgamento ocorrerá na quarta-feira, a partir das 14h, na pista quatro.
BOVINOS DE LEITE
São 334 animais de quatro raças. No ano em que a Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul comemora 70 anos, a espécie terá 149 animais, o maior número entre os bovinos de leite.
Holandês
São 103 animais de 24 criadores. Machos e fêmeas jovens irão a julgamento às 14h de quarta-feira. Vacas leiteiras no dia seguinte, às 14h. O concurso leiteiro será na segunda e na terça-feira. O tradicional banho de leite está marcado para terça-feira, às 16h.
Jersey
A raça estará representada por 149 animais. A partir das 14h da terça-feira ocorre o julgamento de machos e fêmeas jovens. O julgamento das fêmeas em lactação será na quarta-feira, às 14h.
Gir leiteiro
Há 65 animais escritos, oriundos de sete criadores. O julgamento será neste domingo, a partir das 9h.
Girolando
São 17 vacas de quatro expositores. O julgamento das fêmeas irá ocorrer às 14h30min deste sábado, na pista do gado leiteiro.
EQUINOS
Ainda que sigam liderando o número de animais da feira, os equinos sofreram perdas nesta edição do evento. As raças mangalarga marchador e puro sangue inglês não mandarão exemplares à Expointer, fazendo o número de equinos baixar para 918 este ano – em 2017, foram 972. Os cavalos crioulos aumentaram a participação na feira, com 395 animais inscritos, seguidos de 137 pôneis e 121 quarto de milha.
Appalosa
Dos 21 animais inscritos, 15 são fêmeas e seis, machos. As provas serão neste domingo, a partir das 14h. O julgamento ocorrerá na quinta-feira.
Árabe
Com 98 animais inscritos – 61 fêmeas e 37 machos –, o julgamento da raça ocorrerá neste domingo, às 14h30min, na pista central.
Campeiro
São 40 exemplares expostos na feira. O julgamento será na segunda-feira, às 9h. No mesmo dia, será inaugurado o Rancho do Cavalo Campeiro, perto do portão cinco.
Cavalo crioulo
A raça leva 395 animais de criadores de 10 Estados que participarão do julgamento na quarta-feira, às 13h30min. Além disso, há exemplares que participarão de provas como paleteada e freio jovem, totalizando 539 animais.
Mangalarga
Os 77 animais da raça inscritos nesta edição da feira serão julgados neste sábado e domingo, a partir das 8h. Os exemplares serão negociados diretamente nos boxes. A tradicional prova da moto contra cavalo será realizada neste sábado, às 15h.
Paint horse
São 26 cavalos da raça – 17 fêmeas e nove machos. Na quinta-feira haverá julgamento, pela manhã. À tarde, será realizado o 5º Congresso de Laço Comprido.
Percheron
Duas fêmeas e um macho, provenientes de um criador de Itaqui, participarão da feira. O julgamento da raça será realizado na quinta-feira, às 9h.
Pônei
A raça tem 137 animais inscritos para a edição 2018 do evento. O julgamento será na quarta e na quinta-feira, às 8h, e se estende por todo o dia. Não haverá leilão.
Quarto de milha
O número de animais da raça inscritos chegou a 121 em 2018. O julgamento será na quinta-feira, a partir das 11h. O 11º Congresso de Laço Comprido ocorrerá na sexta-feira e no sábado (1/9), a partir das 8h, na pista de provas PP1.
OVINOS
Atração que encanta as crianças a cada ano na feira, os ovinos estão representados por 14 raças. No total, são 709 animais, 211 deles texel, a raça com o maior número de exemplares, seguida da ile de france, que leva 120 animais à Expointer, e suffolk, com 86 animais.
Corriedale
A raça chega à Expointer com 31 animais. O julgamento será na segunda-feira, às 9h, durante todo o dia. O leilão está marcado para o mesmo dia, às 19h.
Crioula
Nove animais participarão da feira, com julgamento na segunda-feira, às 10h. As vendas ocorrerão nos boxes e haverá leilão de artigos relacionados a ovinos, na quarta-feira.
Dorper e white dorper
A exposição das raças contará com dois animais white dorper e 24 dorper. O julgamento será neste domingo, à tarde.
Hampshire down
Dos 51 animais levados à feira, 29 são fêmeas e 22, machos. Na terça-feira à tarde ocorrerá o julgamento das fêmeas e, na manhã seguinte, o dos machos.
Ideal
Os criadores levam 20 machos e 11 fêmeas à Expointer, totalizando 31 animais. Eles serão julgados na terça-feira, às 10h, na pista 10.
Ile de france
Segunda raça em número de inscrições, a ile de france chega à Expointer com 120 animais de 22 expositores do RS e PR. As fêmeas serão julgadas na terça-feira, enquanto o julgamento dos machos iniciará na terça-feira e será finalizado na quarta-feira, dia em que também haverá leilão, às 17h. Na quinta-feira, às 10h, está marcada assembleia geral.
Merino australiano
Serão expostos 18 animais (dois da variedade mocho) na feira. O julgamento dos machos e das fêmeas ocorrerá na segunda-feira, às 9h.
Naturalmente coloridos
Os animais naturalmente coloridos chegam à Expointer com 70 exemplares: 11 corriedale, quatro romney marsh, 45 texel e 10 ile de france. Eles serão julgados neste domingo, a partir das 9h. Haverá leilão neste domingo, às 18h.
Poll dorset
São 22 animais inscritos, sendo 10 fêmeas e 12 machos, com julgamento na quarta-feira, às 14h30min. O leilão será realizado em seguida ao julgamento.
Romney marsh
Foram inscritos 19 animais romney marsh. Eles serão julgados neste domingo, a partir das 9. No mesmo dia ocorrem também os grandes campeonatos. Os animais poderão ser negociados diretamente com os expositores.
Suffolk
A raça participará da Expointer com 86 exemplares – 39 machos e 47 fêmeas. O julgamento das fêmeas será neste domingo, a partir das 9h, e o dos machos, na segunda-feira, também às 9h. Pela primeira vez, os julgamentos serão pontuados, com três jurados. Na terça-feira, a partir das 9h, haverá assembleia geral com eleição da nova diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Suffolk. Ainda na terça-feira, às 19h, leilão colocará mais de 20 lotes à venda e terá transmissão via Facebook.
Santa Inês
Participam da Expointer 13 exemplares– seis machos e sete fêmeas. O julgamento ocorrerá na quarta-feira, pela manhã.
Texel
Com a participação de 211 animais – maior número entre os ovinos –, a raça será julgada neste domingo, na segunda e na terça-feira. O remate será na terça, a partir das 19h.
OUTROS
Bubalinos
Oito animais estão inscritos e serão avaliados na pista um, segunda-feira, às 9h. O julgamento terá um formato diferente: será também um momento de aula, ministrada pelo zootecnista Guilherme Minssen.
Zebuínos
São 95 animais de seis raças diferentes. Brahman será julgado na segunda-feira, na pista dois (9h). Na terça, é a vez do indubrasil ser julgado (9h), na pista três. A raça tabapuã terá julgamento às 14h, também na pista 3. Na quarta-feira, a raça guzerá será avaliada na pista três (14h). Os animais da raça gir mocho não irão a julgamento, mas participarão da feira. As raças serão comercializadas diretamente nos boxes. Os visitantes do Pavilhão dos Bovinos de Corte também poderão degustar a carne de zebu de segunda a sexta-feira, à tarde. Os zebuínos também participam da Vitrine da Carne, na sexta-feira, às 16h30min e no próximo sábado, às 10h30min.
Caprinos
São 45 animais inscritos das raças boer e anglo-nubiana. Os julgamentos ocorrem na segunda-feira, às 9h, na Associação dos Caprinocultores do RS, no pavilhão dos caprinos. Animais rústicos das duas raças serão comercializados no mesmo pavilhão e poderão ser entregues aos compradores imediatamente.
PEQUENOS ANIMAIS
Um dos principais destinos das famílias na Expointer, o Pavilhão de Pequenos Animais receberá 1.429 exemplares. Após ficar fora da edição de 2017 por determinação da Secretaria de Agricultura, as aves voltam à feira com 523 animais. Ainda haverá 589 pássaros, 25 chinchilas e 292 coelhos. Os julgamentos começaram na sexta-feira e se estendem neste sábado.