Com a possibilidade de chuva e atuação de um novo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul no final de semana, medidas já estão sendo tomadas para alertar a população. Em Porto Alegre, a Defesa Civil emitu um alerta de grande acumulado de chuva e rajadas de vento intensas a partir da madrugada de sexta-feira (7) e se estendendo até o início da tarde de sábado (8). Também há ações em andamento em outros municípios atingidos pelo ciclone anterior, como Caraá, Maquiné e São Leopoldo (veja a lista completa abaixo).
Em reunião na manhã desta quinta-feira (6), autoridades municipais de Porto Alegre debateram medidas de prevenção, como equipes de prontidão para qualquer emergência, organização para atendimentos e abertura do Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), que estará utilizado, em caso de alguma família precisar sair de casa. O monitoramento foi intensificado na manhã desta quinta e deve se manter até o final de semana.
A previsão é de que o fenômeno tenha intensidade menor do que em 16 de junho, quando 16 pessoas morreram e dezenas de cidades sofreram prejuízos, principalmente do Litoral Norte e da Região Metropolitana.
Na Capital, o ciclone extratropical pode provocar acumulados de chuva de até 150mm e ventos de até 60 km/h na Capital.
Outras cidades
Caraá
Em Caraá, no Litoral Norte, a prefeitura trabalha com a chance de chuvas intensas nos próximos oito dias.
— Até o momento, nada indica que teremos algo parecido (com o ciclone anterior). Já passamos muitas vezes por chuvas com intensidade moderada ou alta, com efeitos conhecidos da população. Elevação do nível dos rios e transbordamento em diversas localidades. O agravante nos dias de hoje está no fato de que há muitas localidades com acessos precários, pela queda e dano em muitas pontes — avaliou o prefeito Magdiel Silva.
Segundo ele, a recomendação é para que os moradores desmarquem compromissos que exijam o trânsito pelas vias comprometidas. Além disso, a prefeitura prevê atualizações diárias sobre a situação.
Maquiné
Conforme o prefeito João Marcos Bassani dos Santos, um plano de contingência será acionado em Maquiné, no Litoral Norte, se houver alguma emergência. Abrigos estão sendo preparados para a necessidade de alguma família precisar sair de casa. A prefeitura ainda alerta a população de áreas consideradas de risco.
São Leopoldo
A prefeitura de São Leopoldo pediu que todas as secretarias fiquem com as equipes e estruturas preparadas e de sobreaviso. Uma reunião na manhã desta quinta-feira co o Corpo de Bombeiros Militar e o comando do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada preparou a criação de uma força-tarefa para atuar em caso de novas cheias do Rio do Sinos.
Às 18h30min desta quinta, o prefeito Ary Vanazzi realizará pelo canal do Facebook da Rádio Prefeitura de São Leopoldo uma live com informações, orientações e o preparo do governo.
Novo Hamburgo
A Defesa Civil de Novo Hamburgo preparou uma estrutura de contatos e plano de contingência. O planejamento inclui mobilização de pessoal, acompanhamento de áreas de risco já mapeadas, estabelecimento de QG de enfrentamento, abrigos pré-definidos e coordenadores de ação (como resgates, abrigamentos, alimentação e acolhimento, inclusive com acompanhamento médico e de profissionais de assistência social.
Cachoeirinha
A cidade da Região Metropolitana realizou a limpeza dos arroios para escoamento de água sem obstrução e começou a fazer podas preventivas em árvores e galhos que possam cair com o vento. Também foi elaborado um protocolo de ação multisecretarias que determina o que cada pasta deve fazer. Entre as medidas, estão plantonista da saúde, clínica disponível para tratar animais e plantão da segurança municipal.
Gravataí
A prefeitura de Gravataí colocará a Defesa Civil do município e demais secretarias em prontidão durante o fim de semana. Uma rede de resposta ágil e eficaz foi preparada para atuar nos próximos dias, e a Guarda Municipal estará disponível 24 horas para chamados de emergência pelo fone 153.
Os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estão organizados como principais pontos de atenção à população nas demandas por alimentos, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas e calçados.
A Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal (Sema) disponibilizará um plantão para chamados de emergências, que atuará de forma integrada com Defesa Civil e Bombeiros. Três barcos estarão disponíveis para resgates de pessoas, fauna e animais domésticos que estejam em risco.
Esteio
O município preparou ações preventivas, como limpeza dos arroios, hidrojateamento das redes pluviais e divulgação constante de alertas nas redes sociais da Defesa Civil.
Bom Princípio
A cidade do Vale do Caí está alertando a população para o evento climático e mantém um monitoramento com a Defesa Civil. Segundo a prefeitura, a maior preocupação é como o solo, que pode não estar firme o suficiente para aguentar um novo volume de chuva tão expressivo em pouco tempo.
São Sebastião do Caí
A prefeitura está em contato permanente com a Defesa Civil do Estado, monitorando os boletins informativos sobre as previsões de chuva para sexta e sábado.
Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Assistência Social já estão mobilizadas e preparadas para enfrentar qualquer necessidade de socorro.