O governo do Rio Grande do Sul concluiu a etapa emergencial para recuperação da circulação viária em três pontes e sete trechos de rodovias estaduais destruídos após a passagem do ciclone extratropical pelo Estado, em junho. A reconstrução completa, no entanto, ainda não tem previsão de ocorrer em sua totalidade.
Os prejuízos para reparação da infraestrutura viária de gestão estadual estão calculados em R$ 31,5 milhões. Os custos estimados, após duas semanas dos desastres decorrentes do ciclone, envolvem estruturas de contenção, condução e vazão de águas, contenção de encostas, estruturação de traçado, pavimentação e sinalização.
O secretário de Logística e Transporte do Estado Juvir Costella (MDB) informou neste domingo (2) que o Tesouro estadual dispõe de R$ 12 milhões. Cerca de R$ 1,5 milhão será aportado por investimento de contrapartida do pedágio, para o caso específico da ponte da ERS-474, em Santo Antônio da Patrulha, que tem gestão da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
Mas a conta, conforme o governo gaúcho, não fecha. Para concluir a recomposição da infraestrutura viária danificada serão necessários entre R$ 17,5 milhões e R$ 18 milhões de auxílio da União.
- Há uma expectativa positiva transmitida pelo governo federal, nas manifestações de seus representantes, de que existe a disposição de auxiliar o Estado nestas demandas. A gente, no governo estadual, não fala em quantidade de ajuda. Gostaríamos de contar com 100%. Mas se vier a metade, de forma célere, já é bastante significativo perante aquilo que a comunidade gaúcha precisa ter restabelecido para sua mobilidade e circulação da economia - analisa o secretário.
Costella destaca as recentes oportunidades de interatividade entre o governador do Estado e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nas quais, segundo o secretário, Eduardo Leite apresentou as demandas "prioritárias".
– O presidente foi recebido na última sexta-feira no Palácio Piratini. Após os desastres, ministros sobrevoaram as áreas atingidas junto com o governador. Então, o governo está ciente da situação dos gaúchos. Vamos esperar para sabermos qual é a disponibilidade de apoio – diz Costella.
Estruturas emergenciais tiveram conclusão no sábado
Na manhã de sábado (1º), foi liberado o tráfego de veículos no km 3 da ERS-474, em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte. A ponte que dava continuação ao traçado da rodovia foi varrida pela força da enxurrada. Nos últimos dias, equipes técnicas da EGR atuaram para concluir o desvio que começou a ser utilizado neste sábado.
Outras duas pontes foram provisoriamente substituídas por desvios viários sobre passagens molhadas; ou seja, construídas sobre tubulações instaladas na transição do curso fluvial.
Esta técnica também foi utilizada em rota alternativa para a Ponte do Caraá interditada no Km 1,7 da ERS-030, entre Santo Antônio da Patrulha e Caraá, liberada para o tráfego na última sexta (30). Na quinta-feira (29), a passagem emergencial havia sido concluída na ERS-494, na localidade de Morro Azul, município de Três Cachoeiras, distante 80 quilômetros de Caraá.
As entregas, de acordo com a Secretaria de Logística e Transporte do Estado, são soluções provisórias. O titular da Pasta afirma que os recursos disponíveis serão aplicados em projetos executivos de engenharia e financiamento das obras definitivas.
- Com projetos em mão, havendo recursos, podemos diminuir a espera pela reconstrução - explica.
Prioridades envolvem trechos de sete rodovias estaduais
Além das três alternativas às pontes, o Estado listou como prioridades trechos danificados em sete estradas consideradas importantes acessos locais e conexões intermunicipais. Em diferentes níveis de complexidade, necessitam ações para reforço estrutural.
São trechos como na ERS-452, onde a queda de uma barreira havia ocasionado bloqueio total da circulação. O trânsito está liberado com alternância de sentido, entre Feliz a Vale Real.
Já a VRS-826 está totalmente bloqueada no km 9,2, entre Farroupilha e Alto Feliz, na Serra, por decorrência do aumento das rachaduras na pista, que provocaram a interdição da estrada desde o dia 16 de junho. Motoristas devem utilizar como desvio a ERS-122 e a ERS-452 até o município de Feliz e, na sequência, dirigirem-se para Alto Feliz.
Na VRS-873, que havia ficado totalmente bloqueada em Morro Reuter, com realização de limpeza e remoção de barreiras provenientes dos deslizamentos teve o trânsito liberado. A ERS-422 está liberada depois da remoção de materiais após queda de barreira no km 46, em Venâncio Aires. Na ERS-020, trechos que haviam sido interditados já estão com trânsito permitido.
A VRS-840 também teve o tráfego de veículos liberado em Lindolfo Collor. E a ERS-030, após os alagamentos que atingiram os km 29 e 40, em Glorinha e Santo Antônio da Patrulha, respectivamente, voltou a ter circulação, embora se mantenham danos significativos no pavimento.
A autoridade estadual alerta que, em todos estes espaços, a circulação deve ser realizada com cautela, pois há pontos críticos e o trânsito nestas áreas das rodovias precisa ocorrer em baixa velocidade até que as condições de trafegabilidade estejam definitivamente restabelecidas.