A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para chuva volumosa com risco de cheias e transtornos associados aos elevados volumes em parte do Rio Grande do Sul nos próximos dias. O período de atenção vale para sexta-feira (7) e sábado (8), dias em que a formação e avanço de uma frente fria dará origem a um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha.
A previsão é de que o fenômeno tenha intensidade menor do que em 16 de junho, quando 16 pessoas morreram e dezenas de cidades sofreram prejuízos, principalmente do Litoral Norte e da Região Metropolitana.
Na sexta-feira, com o avanço da frente fria, as chuvas se intensificam pelo Oeste e Sul, e gradualmente avançam para a Campanha, Centro, Vales e Leste gaúcho. Os maiores volumes devem ficar concentrados em áreas da faixa Central do Estado, ficando entre 50mm e 80mm, e pontualmente, chegando aos 100mm por dia entre as regiões do Centro e Leste.
Na madrugada e manhã do sábado, quando o ciclone extratropical já estiver em atuação, especialmente próximo ao Litoral Norte, as chuvas podem variar de intensas a moderada a forte entre o Centro, Vales e Leste gaúcho. Os acumulados devem variar entre 50mm e 70 mm/dia nessas áreas.
Com a atuação desse sistema, o vento ganha força, com rajadas soprando constantes e com velocidade entre 70 km/h e 90 km/h nas áreas do Leste e Nordeste do Rio Grande do Sul. Com isso, o mar também ficará agitado, trazendo o risco para ressaca.
Na Capital, o ciclone extratropical pode provocar acumulados de chuva de até 150mm e ventos de até 60 km/h na Capital.