Segurança

Pecan 3
Notícia

Líder de facção criminosa morre após ser baleado por outro detento durante triagem em presídio de Canoas

Vítima é Jackson Peixoto Rodrigues, 41 anos, conhecido como Nego Jackson. Polícia suspeita de que arma tenha ingressado na unidade prisional por meio de um drone

Letícia Paludo

Enviar email

Camila Bengo

Enviar email
Polícia do Paraguai / Divulgação
Nego Jackson em 2017, quando foi capturado no Paraguai.

Um preso morreu após ser atingido a tiros por outro detento na tarde deste sábado (23), dentro da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan 3). De acordo com Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), a vítima do ataque é Jackson Peixoto Rodrigues, 41 anos.

O criminoso é conhecido como Nego Jackson, líder de uma das facções que atua na região metropolitana de Porto Alegre. Ele foi alvejado por pelo menos sete disparos.

Conforme a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Jackson foi encaminhado para atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos.

Os disparos teriam sido feitos através da portinhola de uma cela durante a triagem dos detentos. O nome do autor dos tiros não foi divulgado pelas autoridades. 

Ainda segundo a Susepe, a galeria onde aconteceu o crime passou por revista geral do Grupo de Ações Especiais e os possíveis autores foram isolados. 

A Polícia Civil foi acionada para iniciar a investigação. A suspeita é de que a arma tenha ingressado na Pecan através de um drone.

Nego Jackson já foi foragido número 1 do Estado

Jackson chegou a ser considerado o foragido mais procurado do Rio Grande do Sul em 2017, até ser capturado no Paraguai, pela polícia da cidade de Pedro Juan Caballero, e posteriormente transferido de volta para Brasil. Ele esteve em presídios federais brasileiros até ser transferido para o Rio Grande do Sul em 2020.

O criminoso tem antecedentes criminais por tráfico de entorpecentes, homicídio doloso, crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sala de Redação

13:00 - 15:00