A operação da Polícia Civil que tinha como alvo uma facção criminosa do Vale do Sinos terminou com 20 presos na tarde desta quinta-feira (21). Outros 29 alvos da ação já estavam no sistema prisional e, por isso, mandados também foram cumpridos em 10 presídios gaúchos.
A ação foi desencadeada após um ano de investigação realizada pela Delegacia de Homicídios de São Leopoldo, que identificou 80 pessoas envolvidas na facção. Segundo a Polícia Civil, alguns criminosos, que estavam com a prisão decretada, não foram localizados.
O grupo, que tem base no Vale do Sinos, mas atua em todo o Estado, teria cometido diversos crimes, como tráfico de drogas, homicídios, roubos, receptação de automóveis e lavagem de dinheiro - atividade na qual os criminosos adquiriram bens como veículos, imóveis e estabelecimentos comerciais.
A facção também depositava dinheiro ilícito em 14 contas bancárias em nome de laranjas. A polícia ainda não contabilizou os valores e também apura a movimentação financeira da facção.