Dois homens assaltaram uma mulher na saída de uma agência do Banco do Brasil na Avenida Praia de Belas, próximo ao Viaduto Dom Pedro I, no bairro Menino Deus, por volta do meio-dia desta sexta-feira (5), em Porto Alegre. Após roubar o dinheiro, a dupla foi flagrada por policiais. Houve troca de tiros e a um criminoso foi preso.
O soldado Alston Pereira, do Batalhão Ambiental, conta que estava indo atender uma ocorrência em Viamão quando percebeu a ação. Em seguida, uma mulher abordou a viatura e avisou sobre o assalto. Dois criminosos estavam correndo e efetuando disparos. Foi dada ordem de prisão aos ladrões, que fugiram em direção ao Parque Marinha do Brasil. Houve troca de tiros entre assaltantes e policiais.
— Eu tive que fazer uns disparos para cessar a ação dele. Não posso esperar eu ser alvejado primeiro para depois atirar —disse o policial.
No estacionamento do parque, um dos bandidos abordou um homem e tentou roubar o seu carro. A vítima, ao perceber o ladrão armado, correu para dentro do Marinha do Brasil.
— Eu estava lavando o meu carro quando o assaltante chegou apontando a arma pra mim e pedindo a chave do carro. Eu sabia que havia policiais a cavalo e corri para em direção a eles — conta a vítima que não quis ser identificada.
Em seguida, os policiais a cavalo e do batalhão ambiental prenderam o criminoso. Ele estava armado com um revólver calibre 38 municiado e tinha R$ 4 mil que haviam sido roubados na saída do banco. O comparsa conseguiu escapar, e abandonou uma arma durante a fuga. Esse revólver também estava carregado. A informação é de que ela tenha caído da cintura do criminoso.
- Os relatos que recebemos são de que o assaltante estaria com duas armas. Uma na mão e outra na cintura- disse o delegado plantonista Francisco Antoniuk.
Testemunhas relataram que foram entre cinco e seis disparos.
— Eu estacionei o meu carro e comecei a ouvir os tiros. Corri pra me proteger ao lado do veículo até que acalmou — contou Paulo Jules, motorista de aplicativo.
Outra testemunha, que não quis se identificar, disse que estava passando a pé e também precisou se proteger.
— Eu vi ele atravessando a rua e os policiais atrás — contou.
O homem preso foi identificado como Adroaldo Ferreira Melo. Ele foi levado ao Palácio da Polícia e segundo o delegado Antoniuk, autuado por dois roubos. Ele é detento do semiaberto e tem 65 anos de condenação para cumprir.
A mulher assaltada foi localizada e prestou depoimento durante à tarde. O outro criminoso não foi encontrado.