Um preso custodiado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) foi resgatado por comparsas armados na manhã desta segunda-feira (9), na zona leste de Porto Alegre. O plano de fuga foi executado por volta das 10h45min, quando Dionatan Fernando Machado Lopes, 23 anos, deixava em uma van o Hospital Sanatório Partenon, na Avenida Bento Gonçalves.
De acordo com a Brigada Militar (BM), comparsas de Lopes estavam em uma EcoSport vermelha e impediram a saída do hospital, onde o detento havia sido levado para atendimento médico. Um dos criminosos - eram quatro, segundo a Susepe - rendeu e agrediu com uma coronhada na cabeça um agente da Susepe. Há sangue no local da fuga, mas de acordo com o órgão, o agente não corre risco de vida.
Após surpreender a equipe da custódia, os criminosos fugiram em alta velocidade. O 19º Batalhão de Polícia Militar realizou buscas, mas ninguém foi preso até a publicação desta reportagem.
De acordo com a Susepe, o criminoso cumpria pena na Penitenciária Estadual Modulada de Charqueadas e é integrante de uma facção do tráfico de drogas com atuação na Vila Cruzeiro, na zona sul de Porto Alegre. Ele é condenado a 25 anos de prisão por tráfico de drogas e roubo.