O Assistir, programa do governo do Estado para repasses de verbas a hospitais, prevê R$ 983,1 milhões em 2024. O montante é 20% superior ao do ano passado, mas segue gerando polêmica, especialmente, entre os municípios da Região Metropolitana e em Porto Alegre.
Na época do lançamento, em agosto de 2021, o governo do Estado apresentou o programa como uma forma de tornar “mais transparente e justo” o repasse de verbas aos estabelecimentos. Mas a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) já estimava uma perda de cerca de R$ 200 milhões ao ano em transferências a instituições de sua área de abrangência.
Ao menos cinco hospitais — três de Porto Alegre e dois de Canoas —, após reuniões com o governo gaúcho, conseguiram ajustar os valores que serão repassados pelo programa Assistir para os atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).
Abaixo, veja a distribuição de verbas para os hospitais gaúchos em 2024, conforme atualização da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em 29 de janeiro.