A babosa é uma planta originária da África e muito utilizada no cotidiano do brasileiro. Também chamada de aloe vera, ela contém ácidos orgânicos, minerais e vitaminas que a tornam uma alternativa para tratar condições comuns do dia a dia.
De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais, documento da Secretaria de Saúde de Campinas, em São Paulo, é preciso usar a babosa com cautela quando concomitante com antibióticos tradicionais.
É importante lembrar que o fato de uma planta medicinal ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente. No caso da babosa, é possível encontrar o gel ou as folhas separadas para vender.
Para que serve a babosa
A babosa não serve para uso externo (consumo). Ela pode ser utilizada como compressa ou em uso tópico.
A babosa é conhecida por ter propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, emolientes e antissépticas. Pode ajudar a limpar, suavizar, aliviar processos inflamatórios e facilitar a cicatrização de feridas e machucados.
Ela pode tratar lesões de pele secundárias a queimaduras térmicas, químicas ou físicas, dermatites, eczemas, psoríase e erisipela. No caso das queimaduras, a planta ajuda a curar a lesão e, também, a aliviar os sintomas de dor e coceira. Além disso, a babosa pode ajudar em casos de queda de cabelo por seborreia, acne vulgar e celulite.
Vale ressaltar que o objetivo das plantas medicinais é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde. Mas elas não podem ser consideradas milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico para investigar a causa dos sintomas e buscar opções de tratamento.
Como usar a babosa
Cataplasma
- Cortar as extremidades da folha de babosa e deixar em pé com a base para baixo por duas horas, para escoar o líquido amarelado de odor forte.
- Lavar em água corrente e descascar sem deixar partes verdes no gel.
- Higienizar e picar o gel para bater no liquidificador por 40 segundos.
- Deixar repousar por 15 minutos antes de aplicar sobre a lesão.
Compressa
- Para fazer a compressa, é necessário abrir a folha da babosa no meio e colocar um pedaço de algodão ou gaze para captar a mucilagem.
- Em seguida, colocar sobre a pele.