A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começa a distribuir, nesta sexta-feira (18), as mais de 253 mil doses de vacinas contra a covid-19 que chegaram na última remessa. Do total recebido, a maioria dos imunizantes é da Pfizer. As CoronaVac, conforme antecipado pela pasta, serão para uso exclusivo de quem precisa completar o esquema vacinal.
Porto Alegre ficará com o maior número de vacinas: serão 17.418 da Pfizer e mais 17.260 de CoronaVac. Para colocar em dia a segunda dose da população, a prefeitura anunciou que fará um mutirão neste sábado (19), com abertura de quatro postos de saúde e mais três drive-thrus.
O segundo maior número de CoronaVac será distribuído para Pelotas, que ficará com 9.530 doses, seguida de Novo Hamburgo (7,5 mil) e Cachoeirinha (6,5 mil).
Já o imunizante da Pfizer vai ser levado em maior quantidade, depois da Capital, para Santa Maria (6.642), Caxias do Sul (5.094) e Canoas (5.034).
Ao todo, 259 municípios gaúchos não receberão remessas de CoronaVac, como é o caso de Caxias do Sul, Guaíba, Osório, Santana do Livramento e Uruguaiana. Engenho Velho, no Alto Uruguai, é a cidade que vai receber a menor quantidade de vacinas da Pfizer: serão apenas 12.