Nesta sexta-feira (18), serão distribuídas aos municípios gaúchos doses da vacina CoronaVac que devem ser suficientes para zerar a fila de atraso pela segunda dose do imunizante no RS, conforme projeta a Secretaria Estadual da Saúde (SES). A estimativa do órgão é de que estejam faltando 110 mil doses para completar o esquema vacinal de quem já recebeu a D1. Esse levantamento, divulgado nesta quinta-feira (17), é resultado de análises feitas a partir de registros no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e de informações fornecidas pelos municípios às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).
Conforme a SES, o número anteriormente calculado de quase 200 mil doses em atraso inclui registros de aplicações realizadas mas ainda não inseridas no sistema estadual. O total não utilizado seria, por isso, menor. No entanto, a prefeitura de Porto Alegre já informou que a carga que receberá da vacina do Instituto Butantan não vai zerar a fila do atraso de segunda dose da CoronaVac na cidade. Serão 17 mil ampolas, quantidade insuficiente para atender as 38 mil pessoas que, pelas contas do município, ainda não receberam a dose de reforço.
Está no horizonte a chegada de 110.200 ampolas de CoronaVac, em voo programado para aterrissar no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 9h40min desta sexta-feira. As doses serão distribuídas no mesmo dia aos municípios gaúchos. O governo do Estado também identificou a existência de 8.880 doses de CoronaVac remanescentes de cidades que já concluíram a vacinação da segunda dose com o imunizante. Parte desse montante poderá ser usada para completar a aplicação de segundas doses, se necessário.
Um total de 141.570 doses da Pfizer também será distribuído nesta sexta-feira, referente à remessa que está programada para chegar a Porto Alegre no início da madrugada. Elas serão destinadas à vacinação da população em geral, por idade, de trabalhadores do Ensino Superior e de gestantes e puérperas sem comorbidades. Até esta quinta, cerca de 178 mil trabalhadores da área da educação haviam sido vacinados, sendo que o público total é estimando em cerca de 190 mil.
Somando as remessas de Pfizer e CoronaVac, o Estado repassará amanhã aos municípios 251.770 ampolas de imunizantes contra a covid-19.