Com a chegada de 17 mil doses da CoronaVac, com entrega confirmada para esta sexta-feira (18), Porto Alegre fará, no sábado (19) um mutirão para colocar em dia a segunda dose de parte dos que estão esperando há várias semanas para completar o processo de imunização. Essa quantidade é suficiente para atender apenas metade das 38 mil pessoas que ainda não receberam a segunda dose da CoronaVac.
No fim de semana, em princípio, não deverá ocorrer aplicação de primeira dose de nenhum dos imunizantes na Capital.
As vacinas da Pfizer começaram a se esgotar no final da manhã desta quinta (17), e também começaram a rarear os estoques de AstraZeneca. Por falta de vacina, não será possível contemplar uma nova faixa com a primeira dose nesta sexta. Por isso, a prefeitura seguirá vacinando pessoas com 51 anos ou mais, fora dos grupos prioritários, em 12 unidades de saúde, das 8h às 17h. Não haverá vacinação em drive-thru.
Ainda serão aplicadas segundas doses da Pfizer para quem fez a primeira há 21 dias e da AstraZeneca para os que receberam a primeira há pelo menos 12 semanas.
Na segunda-feira, graças à chegada de um novo lote da Pfizer, a faixa vacinada deve baixar para 50 anos.
Mirante
- Entre as 15 cidades mais populosas do RS, Passo Fundo é a mais adiantada na vacinação por idade: nesta quinta, imunizou pessoas de 46 e 47 anos;
- O ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas Pedro Hallal vai depor à CPI da Covid no dia 25 de junho. Epidemiologista, Hallal coordenou a Epicovid, maior estudo epidemiológico sobre a pandemia no Brasil.