A suspensão de 22 dias dos testes com a vacina contra a covid-19 da farmacêutica Janssen, da Johnson & Johnson, acabou nesta terça-feira (3). Em Porto Alegre, dois hospitais — o de Clínicas e o Conceição — estão aptos para a aplicação das doses em voluntários. Ambos já receberam inscrições de interessados e avaliam começar os estudos ainda em novembro.
O Hospital de Clínicas prevê a apresentação de um calendário para o início dos testes ainda nesta semana. A expectativa é de que a primeira dose — contendo o imunizante ou o placebo — seja aplicada nas próximas semanas.
A instituição recebeu mais de 6,5 mil inscrições de pessoas interessadas em participar dos testes. A alta procura levou à suspensão dos cadastros, que deverão ser reabertos em novembro. No local, apenas os estudos com a vacina da AstraZeneca — produzida em parceria com a Universidade de Oxford — já começaram. Nesta análise, o primeiro voluntário foi vacinado em 1º de outubro. Não foram revelados quantos pacientes irão integrar as duas avaliações.
Já o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que teve 4.516 interessados, já encerrou o recebimento dos cadastros. Ao todo, foram disponibilizadas duas mil vagas. A data de início da aplicação da vacina ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que os testes comecem ainda na primeira quinzena de novembro.
Janssen
No Brasil, os testes da Janssen serão realizados no Rio Grande do Sul e em outros 10 Estados, prevendo a inclusão de cerca de 7,5 mil adultos. Até o momento, apenas 12 pessoas no país receberam doses, com o imunizante ou o placebo, todas no Rio de Janeiro. As aplicações ocorreram antes de 12 de outubro, quando o processo foi paralisado, depois que um voluntário dos Estados Unidos apresentou evento adverso grave.
A retomada foi anunciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira (3). Em nota, o órgão relata que "concluiu que a relação benefício e risco se mantém favorável e que o estudo poderá ser retomado". A autorização teve como base dados do evento adverso envolvendo o voluntário americano e informações do Comitê Independente de Segurança. A agência analisou ainda dados da autoridade regulatória norte-americana (Food and Drugs Administration - FDA).
A agência ainda pontuou que irá acompanhar eventuais casos adversos. "Caso seja identificada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, (a Anvisa) irá tomar as medidas previstas nos protocolos para a investigação criteriosa desses eventos".
Pesquisa no RS
No Rio Grande do Sul, há três vacinas diferentes na terceira fase de testes, que é quando os estudos são realizados em um grupo maior de pessoas. Abaixo, onde cada uma é testada:
- Sinovac (China): Hospital São Lucas da PUC, em Porto Alegre, e Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
- AstraZeneca / Universidade de Oxford: Hospital de Clínicas e Hospital Universitário de Santa Maria
- Janssen: Hospital de Clínicas e Hospital Nossa Senhora da Conceição