Em 36 horas, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) recebeu 2,5 mil inscrições de voluntários para os testes da vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo laboratório belga Janssen, da Johnson&Johnson. O pré-cadastro foi liberado na quinta-feira (8) pela instituição. No início desta sexta (9), o portal já havia recebido mais interessados que o número de vagas disponíveis, que é de 2 mil.
Mesmo assim, a manifestação de interesse segue aberta. A equipe do hospital ainda fará a triagem dos candidatos conforme os pré-requisitos necessários para integrar a pesquisa.
De acordo com coordenador do Serviço de Infectologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Breno Riegel Santos, os testes serão aplicados em quatro fases: a primeira, em pessoas de 18 a 60 anos, sem comorbidades; a segunda, em voluntários também de 18 a 60 anos, mas com doenças pré-existentes; a terceira em pessoas acima de 60 anos sem problemas de saúde; e, por último, em idosos com doenças crônicas. Todos precisam ser moradores de Porto Alegre.
— É uma vacina extremamente segura, que demonstrou produção adequada de proteção em uma dose menor, que foi justamente o motivo que atrasou um pouco mais o início das aplicações — detalha.
Além do Conceição, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre fará testes da mesma vacina.