Os hospitais Nossa Senhora da Conceição e Clínicas, de Porto Alegre, vão se integrar às instituições escolhidas para testar vacinas contra o coronavírus no Brasil.
A confirmação de que as instituições farão parte dos testes das doses desenvolvidas pela farmacêutica belga Janssen foi dada na manhã desta quarta-feira (9) pelo infectologista e coordenador da pesquisa no Conceição, Breno Santos, e pela assessoria de comunicação do Clínicas.
Diferentemente de outras vacinas testadas no Brasil, essas doses não serão exclusivas para profissionais da saúde. No caso do Conceição, o início do recrutamento para participação na fase 3 da pesquisa, no entanto, depende da liberação do comitê de ética da instituição — o estudo já tem o aval da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
— Não tem público alvo específico. Tanto profissionais de saúde quanto população em geral. Nós estamos prontos para iniciar. Estamos montando uma equipe grande, já temos o local para isso — diz Santos.
Ao todo, detalha o infectologista, a instituição tem capacidade para atender 2 mil pessoas, sendo que as aplicações vão ocorrer de forma gradual: voluntários de 18 a 59 anos sem comorbidades, em seguida, de 18 a 59 anos com comorbidades, depois, acima de 60 anos sem comorbidades e, por fim, vai abrir para mais de 60 anos com comorbidades.
— Nesses quatro grupos vai dar os 2 mil que vamos recrutar — afirma o médico.
Em entrevista ao programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, Santos também informou que a expectativa é aplicar o teste nos 2 mil participantes em três semanas, utilizando os três turnos: das 8h às 20h. A aplicação será realizada na tenda que foi montada para tratamento de pessoas com covid-19, já que o número de internados diminuiu.
Questionado sobre a quantidade de doses, o médico afirmou que existe um planejamento para a aplicação de duas doses. De acordo com ele, os interessados em participar da pesquisa no Conceição podem entrar em contato pelo número (51) 3341-5316.
— Essa vacina tem um planejamento e um acompanhamento muito sofisticados, por uma indústria já com um passado extenso em vacinação, então é muito maior a chance de ser efetiva — disse.
Já o Hospital de Clínicas, por meio de nota enviada por sua assessoria de comunicação, revela que "o projeto tramita no Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA. Após esta fase, alinhado ao laboratório responsável pela pesquisa, e em respeito às cláusulas de confidencialidade do estudo, o HCPA comunicará novas informações relativas a quem poderá se voluntariar, cronograma de ações e total de participantes."
A vacina da Janssen está na terceira e última fase, que avalia a eficácia e a segurança das doses. Além do Conceição e do Clínicas, cerca de 30 instituições brasileiras devem realizar os testes. A pesquisa é randomizada e duplo-cego (quando nenhuma das partes envolvidas sabe o que contém a dose), controlada por placebo.
Confira a entrevista completa:
Colaborou: Marcelo Gonzatto