Em pouco mais de 15 dias, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre recebeu mais de 6,5 mil manifestações de interesse para participação nos dois estudos que envolvem vacinas contra coronavírus. Em razão da grande procura, a instituição suspendeu momentaneamente as inscrições.
O Hospital de Clínicas participa dos estudos de fase três da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, e do imunizante da Janssen, da Johnson & Johnson. No dia 1° de outubro a instituição deu início às aplicações das doses de Oxford. A data para o começo das aplicações do outro imunizante ainda não foi divulgada.
Sem divulgar o total de voluntários que vão participar de cada estudo, o hospital informou que vai avaliar o andamento dos trabalhos e, se for necessário, reabre as inscrições.
Centros de pesquisa do Rio Grande do Sul participam dos estudos com três vacinas: a da chinesa Sinovac é testada no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); a de Oxford é testada no Clínicas e no Hospital Universitário de Santa Maria; e a da Janssen vai ser pesquisada no Clínicas e no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Conheça, neste "vacinômetro", as candidatas mais promissoras até o momento.