O Hospital de Clínicas de Porto Alegre iniciou os testes clínicos com a vacina da universidade inglesa de Oxford e do laboratório AstraZeneca contra a covid-19. O primeiro voluntário recebeu uma dose nesta quinta-feira (1º).
O hospital confirmou em 14 de setembro que participaria dos testes. A instituição diz que não está autorizada a dar detalhes sobre o procedimento, nem sobre o número de testes que será aplicado, o público alvo ou os próximos passos da pesquisa.
Segundo o Clínicas, os participantes são selecionados por meio de um formulário de manifestação de interesse em participar do estudo. O formulário, que ainda está disponível aos interessados, pode ser encontrado e preenchido clicando aqui.
De acordo com o Clínicas, com base nos dados registrados, os pesquisadores entrarão em contato com os cadastrados.
No Rio Grande do Sul, são três candidatas a vacinas que tiveram testes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Coronavac, em desenvolvimento pelo Instituto Butantan, é testada em Pelotas e no Hospital São Lucas da PUCRS. Também estão confirmados testes do imunizante desenvolvido pelo laboratório belga Janssen, ligado ao grupo Johnson e Johnson, nos hospital Conceição e de Clínicas.
Nesta sexta-feira (2), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou que em janeiro terá início no Brasil a aplicação na população da vacina de Oxford. A previsão, no entanto, depende da aprovação dos testes na fase 3.