As 6 mil doses de vacina contra a covid-19 começaram a ser disponibilizadas ao público em 15 unidades de saúde da Capital nesta terça-feira (17). A aplicação é oferecida para pessoas acima de 12 anos dos grupos prioritários. Desde cedo, o movimento foi intenso nos postos. A reportagem de Zero Hora circulou por alguns deles e confirmou a situação.
Na unidade de saúde Modelo, no bairro Santana, por exemplo, havia uma fila com cerca de 30 pessoas aguardando. A grande maioria do público era de idosos. A situação encontrada no posto de saúde Santa Marta, no Centro Histórico, foi muito semelhante.
O movimento nesses locais aumentou a partir das 9h desta terça. Em muitos casos, pessoas alegam que estão aproveitando o momento para colocar a carteira de vacinação em dia e tomar também a vacina contra a gripe.
— Tenho vacina da gripe atrasada, mas da covid está em dia. Agora vim renovar elas para apresentar para a empresa e trabalhar seguro — afirma Luiz Fernando de Oliveira, 52 anos, que trabalha na rouparia de um hospital.
Há também muitos relatos de moradores que perderam as suas carteirinhas na enchente e procuram os postos para atualizar a situação das suas doses.
— No alagamento, a água levou tudo. Deu pra salvar alguns documentos, mas a carteira se foi — relata a aposentada Jane Maria Ferreira, 65 anos, que se vacinou contra a covid e a gripe no Centro de Saúde Farrapos, na Zona Norte.
Todas as 15 unidades seguem abertas em horário especial até as 22h. O imunizante aplicado nesta terça é produzido pelo Instituto Serum, da Índia. Foram distribuídas 60 mil doses aos municípios gaúchos.