Um convênio assinado nesta quinta-feira (23) pela Defensoria Pública do Estado e o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) pretende orientar a população de baixa renda sobre temas ligados à saúde. Além de informações jurídicas fornecidas pelos defensores sobre como acessar melhor o Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, médicos estarão presentes em caravanas itinerantes para tirar dúvidas sobre medicamentos e doenças. Nos próximos dias, serão definidos os temas, datas e locais das atividades.
— Outubro Rosa, Novembro Azul, meses de campanhas de prevenção contra câncer de mama e próstata são temas que serão tratados. O restante vai ser pensado junto com o Cremers — relata Enir Madruga de Ávila, dirigente do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado.
Segundo Ávila, as atividades serão realizadas sempre em locais de fácil acesso para a população, como parques, por exemplo. As atividades terão duração de três a quatro horas, preferencialmente aos finais de semana.
— O nosso convênio com a Defensoria é bem amplo. O nosso objetivo é ajudar os defensores públicos, repassando informações técnicas sobre saúde. Queremos disseminar o conhecimento de educação em saúde — destaca o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade.
Segundo o médico, casos de sífilis, aids e tuberculose estão crescendo no Estado e deverão estar entre os temas a serem tratados. Inicialmente, as caravanas ocorrerão em Porto Alegre.