Cerca de 500 mil pessoas se vacinaram contra a gripe no Rio Grande do Sul no Dia D de vacinação, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (6) pela Secretaria Estadual da Saúde. A mobilização, com os postos abertos no último sábado (4), fez com que o número de pessoas imunizadas no Estado alcançasse pouco mais de 1,8 milhão, o que representa 48% da meta dos grupos prioritários.
No entanto, ainda restam dois milhões de pessoas a serem vacinadas contra o vírus da influenza no Rio Grande do Sul até o fim da campanha. Entre os públicos que mais preocupam as autoridades está o de doentes crônicos. Até o momento, apenas 31,7% dos pacientes se vacinaram, de um total de 308 mil pessoas.
A vacinação de crianças, gestantes e idosos está dentro do esperado pela Secretaria da Saúde: aproximadamente metade das pessoas que se enquadram nesses públicos já receberam as doses até o momento.
Além desses grupos, a vacinação contra a gripe está liberada para trabalhadores de saúde, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, professores, presos, funcionários do sistema prisional, policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. A campanha vai até o dia 31 de maio.
Vacinação na Capital
Em Porto Alegre, dados parciais indicam que 28,5 mil pessoas participaram da vacinação contra a gripe no Dia D. Os números totais da mobilização seriam divulgados nesta segunda-feira, porém, por problemas técnicos, a divulgação será feita apenas nesta terça-feira (7) pela Secretaria Municipal de Saúde.