Mais de 28 mil pessoas se imunizaram contra a gripe, em Porto Alegre, neste sábado (4), Dia D da campanha de vacinação. Os números divulgados pela prefeitura de Porto Alegre são parciais e contabilizam os atendimentos realizados até as 16h.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os números parciais deste ano foram melhores do que o dado consolidado no Dia D em 2018. No ano passado, foram 27 mil imunizações durante todo o dia. Os dados finais de 2019 serão divulgados na segunda-feira (6).
Acompanhando a movimentação nos postos, o secretário de Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer, reforçou a orientação para os grupos prioritários se vacinarem antes da chegada do inverno.
— Quanto mais cedo as pessoas forem imunizadas, mais cedo o organismo estará protegido.
A Campanha de Vacinação vai se estender até 31 de maio. Quem perdeu a oportunidade neste sábado pode procurar os postos de segunda a sexta-feira. O horário varia conforme o local: unidades de saúde atendem das 8h às 17h, a Clínica da Família, na Restinga, das 8h às 20h; e a US Rubem Berta, no bairro Rubem Berta, na zona Norte, atende das 7h às 22h. As quatro unidades de saúde com horário estendido (São Carlos, Ramos, Tristeza e Modelo) atendem das 8h às 22h.
A meta da campanha é imunizar 90% dos grupos prioritários. Em Porto Alegre, a estimativa é de 607 mil pessoas. Têm direito à vacinação na rede pública:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes (em qualquer idade gestacional)
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Idosos (pessoas com 60 anos ou mais)
- Povos indígenas aldeados
- Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Professores de escolas públicas e privadas
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática, diabetes, imunossupressão, obesidade, transplantados ou pessoas com trissomias)