Começou, às 8h deste sábado (4), o Dia D de vacinação contra a gripe, em Porto Alegre. Ao todo, 83 postos estão abertos até as 17h. Em função da campanha, os ônibus operam com passe livre ao longo do dia.
Logo após a abertura das portas, o Posto de Saúde Modelo, na região central da Capital, já contabilizava movimentação, especialmente do público de idosos. Contudo, as filas eram pequenas e o tempo de espera curto.
– Desde cedo, os idosos estavam aqui, mas as crianças começaram a chegar mais tarde. O fluxo está bastante grande, mas estamos com várias salas, então não forma fila – justifica o coordenador do Modelo, Francisco Mazzuca.
No local, há três salas para crianças e gestantes e cinco para os outros grupos. Conforme Mazzuca, a expectativa é imunizar 3 mil pessoas neste sábado. Em um dia de semana normal, são vacinadas 1,5 mil pessoas no Posto.
Com direito a maquiagem com aplicações nos olhos e glitter, a pequena Maria Alice, três anos, exibia orgulhosa o curativo no braço após a aplicação da dose. Sem derramar uma lágrima, a pequena sempre é imunizada como forma de prevenir a gripe.
– É uma prevenção importante. Fazemos vacinas contra todas as doenças que são possíveis de imunizar – argumenta o pai da menina, o chef de cozinha Zi Saldanha.
Depois da visita ao posto, Maria Alice já tinha planos: iria brincar no espaço kids da academia e depois comprar presentes para familiares no shopping.
Quem também foi valente foi Antônio Gomes, de sete anos. Apesar da cara assustada no início, ele nem reclamou da agulhada.
– Dói no comecinho, mas depois para!
Apesar de estar fora da faixa etária prioritária, o menino é vacinado todos os anos por conta de problemas respiratórios, explica o avô, que o acompanhou nesta manhã, Carlos Canabarro.
Em Porto Alegre, o objetivo é atingir 90% dos públicos-alvo. De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, a Capital tem 615 mil pessoas que compõem os grupos de risco. Dessas, mais de 131 mil já foram imunizadas desde o começo da campanha, no dia 10 de abril, conforme levantamento da pasta.
1,8 mil postos pelo Estado
Além da operação em Porto Alegre, todo o Estado participa do Dia D. No total, são 1,8 mil postos abertos para atender os grupos prioritários. Desde o início, em 10 abril, cerca de 1,2 milhão de pessoas já foram vacinadas contra a influenza no Rio Grande do Sul. Ao todo, são mais de 3,8 milhões de pessoas no Estado que integram os grupos aos quais as vacinas são destinadas.
Fazem parte dos grupos prioritários crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, maiores de sessenta anos, professores, policiais e bombeiros militares e indivíduos com doenças crônicas.