Apesar dos alertas para mais chuva intensa em Porto Alegre nos próximos dias, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou nesta sexta-feira (14) que todas as comportas de contenção do Guaíba estão abertas. Segundo o departamento, os portões só serão fechados em caso de necessidade.
Isso só deve ocorrer se o nível do Guaíba voltar a subir, mas, segundo o Dmae, não há expectativa de que o lago suba neste momento.
— Os prognósticos não falam em elevação. O Guaíba segue baixando, principalmente com o vento norte contribuindo, e está quase em 1m70cm pela referência antiga. Está bem baixo — diz o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos, Mauricio Loss.
A comporta de número 3, que havia sido derrubada na Avenida Mauá com a Rua Padre Tomé, foi recolocada nos trilhos na segunda-feira (10). Durante a enchente, a estrutura foi aberta para aumentar o ritmo de escoamento da água que estava represada nas ruas da Capital e para facilitar o acesso a casas de bombas localizadas nas proximidades.
Nas comportas que registram avarias, como a 14, que fica na Avenida João Moreira Maciel com a Avenida Sertório, os reparos ainda não puderam ser realizados. Nesses locais, o reforço de contenção, se necessário, será feito com sacos de areia e cimento.
O departamento também informou que segue em contato com o governo do Estado e os sistemas de monitoramento, acompanhando as condições climáticas. Se houver necessidade diante do volume de chuvas, as comportas de contenção serão fechadas.
Conforme Loss, a preocupação maior é em relação aos problemas no sistema de drenagem, que devem levar ao acúmulo de água em áreas da Capital, principalmente no decorrer de domingo (16). Em relação às comportas, o diretor diz que a atenção se volta para a semana que vem, quando a água que escoar das demais bacias deve chegar ao Guaíba. Até lá, no entanto, o departamento entende que há tempo para atuar no fechamento dos sistemas.
Na quinta-feira, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou ações que o município está tomando para conter impactos das chuvas. Uma das providências é reforçar a orientação para que a população não descarte resíduos nas calçadas pelos próximos dias.