A bomba flutuante colocada no bairro Humaitá, zona norte de Porto Alegre, está funcionando. A instalação da estrutura foi concluída na noite de segunda-feira (27).
O aparelho foi cedido pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) e colocado nos fundos da Estação de Bombeamento de Água Pluvial 5 (Ebap), às margens da freeway, que não está operando em sua capacidade máxima.
Assim como nas demais bombas, ela é mantida por uma estrutura flutuante, conectada por um cano que bombeia a água por baixo da rodovia até o Guaíba.
A expectativa é que o funcionamento ajude a baixar as áreas alagadas nos dois bairros.
Essa é a quarta bomba da Sabesp instalada pela prefeitura da Capital. As outras três estão em funcionamento no bairro Sarandi. Restam outras cinco para serem ativadas. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) ainda estuda onde elas serão colocadas.
Protesto de moradores
Moradores dos dois bairros que estão sofrendo há 26 dias com os alagamentos cobraram o funcionamento da bomba. A instalação já havia sido adiada ao menos três vezes.
Uma manifestação no início da manhã de segunda-feira chegou a bloquear totalmente a freeway nos dois sentidos, na altura do km 95. Manifestantes levaram baldes para retirar a água que está inundando as ruas.
Após negociações com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram liberadas duas faixas de cada lado. Por volta das 11h, a freeway foi totalmente desobstruída.
Casas de bombas
As Estações de Bombeamento de Água Pluvial (Ebaps), também conhecidas como casas de bombas, funcionam com motores que são capazes de movimentar milhares de litros de água por segundo, possibilitando a drenagem da água acumulada em pontos da Capital, segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Esse maquinário permite que a água da chuva, que passa pelas redes de drenagem e canais, seja escoada para o Guaíba.
As casas de bombas ficam próximas ao leito do rio Gravataí e do próprio Guaíba, e também perto de arroios da Capital, como o São Gonçalo, no Passo d'Areia, e o Dilúvio, que vai da Lomba do Sabão ao Praia de Belas. Veja abaixo.