O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, afirmou neste domingo (26) a GZH que a abertura de uma investigação do órgão pela prefeitura de Porto Alegre servirá para esclarecer a situação das casas de bombas responsáveis pelo escoamento dos alagamentos provocados pela enchente e vai "tranquilizar e desmistificar muita coisa que vem sendo dita".
— Isso para nós é tranquilo. A intenção, acredito eu, do prefeito (Sebastião Melo), é justamente mostrar para a sociedade que não houve negligência por parte do Dmae, porque é um processo que o Dmae tomou conhecimento há apenas cinco meses, e ele tramitou por áreas pertinentes, áreas afins de projetos, enfim, tudo. O processo não ficou parado. Eu acho que o intuito aqui não é buscar culpados, e sim comprovar que não houve tempo hábil de se tomar qualquer medida nesse curtíssimo espaço de tempo, sempre se tratando de um poder público que requer projeto, orçamento, licitação, contratação de uma obra que não é simples — argumentou Loss.
O procedimento foi anunciado no sábado (25), após a revelação de que engenheiros do Dmae haviam feito alertas em 2018 e 2023 sobre deficiências em casas de bombas da Capital. As informações foram obtidas pelo Grupo de Investigação da RBS (GDI), que mostrou que um processo interno com esses alertas ficou parado por quatro anos, sem que o município buscasse soluções para problemas em estações de bombeamento.
A investigação será conduzida pelo próprio Dmae, ocorrerá em caráter de urgência, mas ainda não há uma projeção de quando será concluída.
— A partir do momento que nós tivermos os projetos, nós vamos poder comprovar também para a sociedade que não são obras simples, que são obras que requerem um grande cálculo estrutural, um grande esforço. Tem que se debruçar sobre esses projetos para que seja um projeto bom. Não seja algo simples e que vá trazer problemas no futuro. Nós estamos muito tranquilos quanto a esse processo, quanto a essa investigação e, com certeza, acho que isso vai tranquilizar a sociedade, inclusive.