Foi adiada novamente a instalação de uma quarta bomba flutuante emprestada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na região da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais 5 (Ebap 5), no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A previsão era de que neste domingo (26), o equipamento começasse a funcionar para ajudar a escoar as águas, mas o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) confirmou que o serviço teve que ser remarcado para segunda-feira (27), pela manhã.
A estação já estava em funcionamento desde o dia 15 de maio. A bomba flutuante deve ser colocada no pátio desta casa de bombas e utilizar a sua estrutura para aumentar o escoamento da água na região. Assim, o cano vai passar por dentro do poço de saída da casa de bombas, sem a necessidade de atravessar a freeway.
Uma terceira bomba da Sabesp teve a colocação finalizada no sábado (25), no bairro Sarandi, também na zona norte da Capital. A estimativa inicial era que o equipamento começasse a funcionar ainda na sexta (24), mas a operação foi adiada, o que impactou nos prazos para o Humaitá.
— Infelizmente a gente não vai conseguir instalar hoje no Humaitá. Essa chuva dos últimos dias atrasou muito o serviço, o pessoal não conseguiu finalizar, acabou finalizando ontem muito tarde lá no Sarandi a terceira bomba e hoje então a equipe da Sabesp vai estar lá no terceiro batalhão do Exército em Nova Santa Rita, onde estão alocadas as bombas e estão fazendo uma pré-montagem para que amanhã se traga a bomba e se finalize a instalação ali no Humaitá — afirmou o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
A região é uma das mais prejudicadas pela enchente. A população que precisou sair de casa está entre as que mais sofrem com alagamentos na Capital e não tem perspectiva de voltar para o que restou de suas residências.
Atualmente, 11 das 23 estações de bombeamento estão em funcionamento em Porto Alegre. O diretor estima que haja novos avanços ao longo da semana.
— Muitos motores foram para o processo de lavagem e de secagem, e voltam ao longo da semana. Nós não temos como precisar ainda os dias em que as casas de bombas voltarão a operar, mas ao longo da semana teremos um avanço. Muito possível na terça-feira já tenhamos a casa de bomba número 6 no Anchieta.
Também foram colocadas cinco bombas com tratores na região do Aeroporto Salgado Filho para ajudar na área do bairro Anchieta. Loss salienta que outros tratores serão inseridos ao longo deste domingo.
Água retorna após rompimento de adutora na Zona Norte
O diretor-geral do Dmae também confirmou que o abastecimento de água foi retomado para 14 bairros afetados pelo conserto no rompimento de uma adutora de grande porte na Rua Eng. Francisco Rodolfo Simch, 653, no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre.
O serviço emergencial terminou no sábado e durante a madrugada a água foi retornando na região. A interrupção atingiu os bairros Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista, Vila Ipiranga, Jardim São Pedro, Vila Floresta, Jardim Lindóia, São Sebastião, Jardim Itu Sabará, Rubem Berta, Protásio Alves, Jardim Leopoldina, Mario Quintana e Parque Santa Fé.