Eldorado do Sul sofre com a força das águas do Rio Jacuí, que invadiu a cidade da Região Metropolitana. Segundo a Defesa Civil da cidade, mais de 10 mil pessoas estão fora de casa, entre desabrigados e desalojados. Ainda conforme as autoridades locais, mais de 10 mil casas foram atingidas, sendo que metade das residências na região urbana. Os bairros mais afetados são Cidade Verde, Vila da Paz, Picada, Parque Eldorado, Bom Retiro, Sans Souci, Assentamento Irga e Chácara.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, João Ferreira, 90% do município foi afetado de forma agressiva pela enchente. Conforme dados do último censo, a população da cidade é de 39.559 pessoas.
— Esta é, infelizmente, a pior enchente da história da cidade. Vivemos uma situação de calamidade pública. Noventa por cento das pessoas precisam sair de casa — afirma.
Ele diz ainda que mais de 1 mil pessoas foram levadas para abrigos.
Porto Alegre e Região Metropolitana devem ser afetados pela elevação dos rios mesmo que a chuva pare nas próximas horas. A previsão é de especialistas consultados pela reportagem nesta quinta-feira (2). O cenário é esperado por conta do aumento do nível dos cursos d'água em todo o Estado, o que ocorre desde o início da semana e já deixa 31 mortos, 60 desparecidos e mais de 15 mil fora de casa.
A chuva registrada nas últimas 48 horas deverá causar efeitos e aumentar os cursos d'água na Região Metropolitana, cenário que indica alta no nível do Guaíba também.