Moradores de 18 bairros da região Centro do Orçamento Participativo (OP) que tiveram residências afetadas pela tempestade de 16 de janeiro têm até esta sexta-feira (5) para solicitar o Saque Calamidade do FGTS pelo telefone 156 da prefeitura da Capital. O Executivo tem até 10 dias úteis para aprovar o pedido e, quando aprovado, o residente encaminha a solicitação de saque à Caixa. O valor pode chegar a R$ 6.220,00.
A região Centro da OP inclui 18 barros: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont' Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana.
Já os moradores de 76 bairros de outras 16 regiões do OP, que possuem Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) inferior a 0,9, têm até 18 de abril para solicitar o Saque Calamidade diretamente na Caixa, pelo aplicativo do FGTS ou em agências do banco.
Segundo a prefeitura, foram 2.566 solicitações recebidas via 156 desde 29 de janeiro até as 15h desta quinta-feira (4). Esses pedidos são apenas de encaminhamentos de Saque Calamidade para os 18 bairros da área Centro do OP.
O Saque Calamidade do FGTS está sendo disponibilizado em virtude dos decretos de nível 1 e 2, de situação de emergência, emitidos pela gestão municipal. Esses documentos foram homologados tanto pelo governo do Estado quanto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Como solicitar o Saque Calamidade pelo 156:
Por telefone, basta ligar para 156, digitar a opção 9 (demais serviços) e informar os dados solicitados. Também são aceitos pedidos pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br ou pelo chat do 156, no site 156web.procempa.com.br.