A prefeitura de Porto Alegre publicou na tarde desta quarta-feira (17) o decreto que declara situação de emergência na Capital devido aos estragos causados pela tempestade da noite anterior. O documento, assinado pelo prefeito Sebastião Melo, permite à prefeitura dispensar as licitações na compra de materiais e na contratação de serviços para enfrentamento emergencial dos danos causados pelo mau tempo.
O decreto também autoriza a convocação de voluntários por parte da prefeitura para reforçar as ações de resposta à tempestade e permite ainda que a prefeitura realize campanhas de arrecadação de recursos junto à população.
Ao justificar a necessidade do decreto, a prefeitura diz que é preciso considerar “que concorrem como agravantes da situação de anormalidade o grande volume precipitado de chuvas em um pequeno intervalo de tempo e que o sistema de drenagem de águas pluviais não suportou”.
O texto também diz que “a tempestade afetou de forma drástica comunidades residentes em áreas de risco e em vulnerabilidade, com muitas famílias perdendo residências e todos os seus pertences”.
Durante a manhã desta quarta-feira (17), o prefeito Sebastião Melo fez um chamamento, em rede social, para que a população empreste ou doe motosserras à prefeitura para auxiliar o poder público a retirar árvores que caíram durante a tempestade. O prefeito também pediu publicamente a doação de telhas para moradias que foram destelhadas pelo vento.