O serviço 156 da prefeitura de Porto Alegre poderá ser acessado de outra forma a partir desta terça-feira (4). A Secretaria Municipal de Transparência (SMTC) está lançando um novo canal de atendimento para informações públicas municipais.
Será possível mandar mensagem para o Whatsapp do 156. Ele estará em funcionamento a partir da próxima manhã.
O número disponibilizado é o (51) 34330156. O atendimento será remoto.
- Ao iniciar a conversa o cidadão poderá escolher as quatros principais áreas de demandas de ligações do 156: trânsito e transporte, água e esgoto, serviços de saúde e tributos - destaca a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino.
De acordo com o fiscal de serviço do 156, Thiago Edmundo Motta, 83% das ligações para o 156 são buscando informações.
- Como a grande maioria dos pedidos é de informação, esse WhatsApp não terá atendimento humano. Haverá um menu de opções, onde essas opções vão redirecionar para as informações, poupando assim uma ligação ou um e-mail para o 156 - informa Motta.
Quem quiser saber a unidade de saúde mais próxima da sua casa, por exemplo, será redirecionado para o site com a relação. Os demais canais seguem disponíveis: atendimento telefônico pelo 156, pelo site 156Web, pelo aplicativo 156+POA e pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br.
Somente a partir da segunda fase de aplicação do WhatsApp é que será possível solicitar serviços como falta d'água, poda de árvore, e fechamento de buraco de rua. Ainda não é possível prever quando essa etapa será iniciada.