Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (19), o diretor-presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, manteve o prazo de restabelecimento total dos serviços de energia elétrica na Capital até o domingo (21), data que já havia sido mencionada pelo superintendente da empresa na quinta-feira (18).
— Melhor previsão, sem nenhum contratempo, é até domingo — declarou Barbanera.
O presidente da empresa de energia elétrica declarou ainda que se reuniu com o governador do Estado, Eduardo Leite, na noite de quinta-feira (18), para "reforçar o compromisso do Grupo Equatorial para restabelecer o serviço".
Barbanera ressaltou ainda que vai flexibilizar a burocracia para dar velocidade nos processos de ressarcimento dos prejuízos de clientes. Ele afirmou também que estão trabalhando por prioridades como hospitais e bombas de captação.
— Hoje, sim, nós temos ocorrências em todos os bairros. Não está concentrada apenas em um ou outro bairro — completou.
O presidente da CEEE Equatorial disse que vê com naturalidade cobranças da Agergs, do governo estadual e possibilidade de CPI sobre a falta de energia.
— É natural que haja uma cobrança por parte do governo, das prefeituras e da agência reguladora. Vejo que nessa hora temos que nos unir e prestar contas à sociedade — enfatizou.
"Vamos olhar novamente para o plano de contingência"
A última revisão do plano de contingência da CEEE Equatorial foi realizada em dezembro do ano passado. Segundo o presidente, foi apresentado à Aneel. A partir desse plano, foram contratadas mais equipes, mas, agora, aconteceu um evento maior.
— A partir disso, toda a nossa equipe vai olhar novamente para esse plano e ver o que podemos melhorar — avaliou.
Barbanera garante que o efetivo que foi desenhado até o ano passado era compatível com o histórico, mas que, agora, estão ampliando em mais de 100 equipes.
Também voltou a dizer que a vegetação na Capital é um fator crítico em episódios climáticos como o da última terça-feira:
— A poda de árvore também colabora nesse sentido.
Segundo o presidente, há uma mesa de operação específica para atendimento das estações do Dmae e equipes trabalhando em paralelo às demandas coletivas para atender as ocorrências individualizadas. A previsão para ambos os casos é de que a energia seja restabelecida até domingo.
— Pode haver casos depois disso? Pode. Mas enquanto houver, não nos desmobilizaremos. Vamos trabalhar enquanto houver clientes desligados. Não vamos reduzir nossa capacidade — garante o presidente sobre possíveis temporais no fim de semana.
Barbanera afirma que a maioria do trabalhadores da concessionária são terceirizados por estratégia da empresa. Ele avalia que essa modalidade de contratação não interfere na qualidade do atendimento prestado.
— Não acho que tenhamos prejuízo pelo modelo de trabalho. Não vamos transformar em dois anos o que se deteriorou em 50 anos — sublinhou o presidente.