Em entrevista ao programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, o superintendente da CEEE Equatorial, Sergio Valinho, afirmou que a previsão de restabelecimento total da energia elétrica na área de concessão da empresa é até domingo (21), caso não ocorra mais nenhum evento climático extremo.
Ainda de acordo com o superintendente, no momento, há 144 mil clientes sem luz. Na madrugada de quarta-feira (17), após a tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul, o número chegou a 650 mil.
— Presenciamos grandes danos no circuito, como árvores que caíram e romperam cabos, o que requer a intervenção de equipes especializadas. Nestes casos, o tempo de reparo é maior — declarou Valinho.
Em alguns locais da área de concessão da CEEE Equatorial, já são quase 48 horas sem energia elétrica, o que também prejudica o abastecimento de água.
Em regiões da Capital, como Vila Cruzeiro e Avenida A.J. Renner, moradores realizaram manifestações pedindo o restabelecimento do serviço.
— Mundo afora, eventos desse porte levam uma ou duas semanas para serem resolvidos — justificou o superintendente.
Na quarta-feira (17), o presidente da CEEE Equatorial, Riberto José Barbanera, afirmou em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV, que a expectativa da companhia era de que "até sexta, sábado, devemos normalizar todo mundo". O presidente também havia dito que "não são serviços e problemas de soluções simples. São trabalhos de elevada complexidade".