Após o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) informar que as contas referentes aos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 serão cobradas pela média de consumo dos três meses anteriores, clientes relataram dificuldades para acessar as cobranças, que geralmente são emitidas no momento da leitura e colocadas na caixa de correio. Sem os profissionais que fazem a leitura, no entanto, a cobrança é enviada pelos Correios.
A empresa FIMM, então responsável pela leitura dos hidrômetros em Porto Alegre, teve o contrato rescindido pela prefeitura por problemas na prestação dos serviços. O Dmae está concluindo a contratação emergencial de outra empresa para prestação destes serviços.
Como será a cobrança
As contas de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 serão emitidas, respectivamente, em janeiro e fevereiro. O valor será baseado na média de consumo de três meses anteriores (setembro, outubro, novembro).
O Dmae afirma que, se os valores médios forem acima do histórico do ramal — ou seja, do imóvel de referência para a cobrança de água — essas contas podem ser revisadas para evitar valores discrepantes.
Como pedir revisão
Se o consumidor entender que a cobrança não condiz com o consumo do mês, é possível pedir uma revisão do valor enviando um e-mail para dmae@dmae.prefpoa.com.br.
Nesse e-mail, precisa estar anexada a imagem da conta em que foi observada a divergência e uma foto do hidrômetro, em que apareçam os quatro números pretos.
Diferenças no valor, para mais ou para menos, serão compensadas quando houver a leitura oficial do hidrômetro em cobranças futuras.
Como emitir a segunda via do boleto do Dmae
Se a conta não chegar por meio dos Correios, o consumidor deve acessar este link e informar o ramal de instalação do imóvel, que pode ser obtido em contas antigas. Depois, é necessário informar um CPF, que não necessariamente precisa ser do titular da conta.
Na página seguinte, é possível emitir a segunda via da guia de pagamento.