O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) disse nesta terça-feira (9) que as contas referentes aos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 terão o valor baseado na média de consumo dos três meses anteriores (setembro, outubro e novembro). O motivo é a rescisão com a empresa Fimm, que era responsável pela leitura dos hidrômetros em Porto Alegre, e que chegou a ser alvo de reclamações de moradores da Capital, em razão de problemas no serviço.
Agora, com a emissão por média, o objetivo do Dmae é manter os volumes medidos no hidrômetro dentro dos padrões dos usuários para então evitar acúmulos de valores, o que pode ocasionar cobrança elevada na conta de água.
O Dmae alegou que a terceirizada não cumpriu medidas contratuais e que apresentava falhas, que foram relatadas pelos moradores da cidade. Entre as reclamações estavam a emissão de contas com leituras erradas, ausência de leituras e até falta de entrega dos boletos.
Em razão das reclamações de moradores da Capital, a prefeitura chegou a notificar a empresa, em quatro ocasiões, alegando que poderia rescindir o contrato ainda em julho do ano passado.
A reportagem de GZH procurou a empresa Fimm Brasil Ltda, que ainda não se manifestou.
Ainda conforme o Dmae, valores médios acima do histórico serão analisados para que as contas não apresentem cobranças discrepantes. Em caso de valor que não condiz com o consumo, é possível solicitar a revisão do valor por meio do e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br.
Para dar andamento na solicitação, é necessário anexar a conta reclamada e uma foto atual do hidrômetro, desde que a marcação possa ser visualizada.