Representantes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da empresa FIMM, responsável pela leitura do consumo de água na Capital, reuniram-se na tarde desta sexta-feira (7), na sede do órgão, para tratar da continuidade ou não do vínculo entre as partes. A prefeitura de Porto Alegre solicitou a rescisão de contrato na última terça-feira (4) ao notificar a empresa pela quarta vez em função de irregularidades na prestação do serviço.
Por meio de nota, a direção do Dmae informou que a FIMM confirmou a decisão de recorrer do pedido de rescisão. Além disso, a prestadora apresentou um plano de trabalho, com promessas de melhorias na contratação de pessoal, no monitoramento de equipes de campo e em equipamentos. O Dmae, por sua vez, diz que vai aguardar a formalização do recurso e avaliá-lo juridicamente o mais breve possível. Porém, não há data para essa resposta.
Caso a rescisão do contrato seja efetivada, a prefeitura vai acionar a empresa que ficou em segundo lugar no processo no qual a FIMM foi contratada. Enquanto isso, o departamento garante que vai fazer o cálculo das contas considerando a média de consumo correto dos últimos meses para os usuários que tiveram erro de leitura. O consumo será verificado com a média do ramal e, se estiver mais de 30% acima, serão emitidas as contas com base na média anterior. Segundo o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, equipes de corte e desligamento foram designadas para fazer as conferências necessárias e a entrega de contas corrigidas.
O departamento orienta que os clientes que não receberam a fatura acessem a loja virtual ou enviem e-mail para dmae@dmae.prefpoa.com.br. Quem perceber um possível erro pode ainda solicitar a revisão da conta pelo mesmo e-mail, incluindo o número do imóvel e informando os quatro últimos números pretos que constam no hidrômetro, por escrito ou por foto. O prazo para correção da fatura e o retorno da mensagem leva de sete a 10 dias úteis (veja abaixo os locais para atendimento presencial).
Locais de atendimento presencial do Dmae
Posto de atendimento Centro
- Endereço: Rua José Montaury, 159, Centro Histórico
- Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min
Posto de atendimento Zona Leste
- Endereço: Avenida Cristiano Fischer, 2.402, Partenon
- Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min
Posto de atendimento Zona Norte
- Endereço: Avenida Assis Brasil, 2611, no Tudo Fácil do Shopping Bourbon Wallig, Cristo Redentor
- Horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h
- Canais digitais
- Por telefone, o atendimento é feito pelo 156, opção 2
- WhatsApp (51) 99332-8170
- Há, ainda, o aplicativo 156+POA (Android ou iPhone)
- E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br