Vem aí uma nova licitação para a coleta automatizada do lixo em Porto Alegre. Às vésperas do Natal, a prefeitura lançou a concorrência que irá contratar quem ficará responsável pelo serviço a partir de março.
As propostas serão conhecidas em 22 de janeiro. Pelo recolhimento dos resíduos depositados em contêineres a administração municipal pretende gastar até R$ 75,82 milhões.
O edital prevê 2.750 contêineres metálicos, com coleta lateral de resíduos orgânico, e outros 500, de polietileno, para recolhimento de lixo seco.
A empresa contratada deverá oferecer nove caminhões coletores para lixo orgânico. Destes veículos, sete usados na operação diária do serviço. Outros dois reservas precisam ser inseridos na frota.
Também deverá ter quatro caminhões para o recolhimento de lixo seco. Destes três serão usados na operação diária. O outro veículo será reserva.
Todos os caminhões deverão ser comprovadamente novos. A exceção serão os veículos locados que poderão ter sido fabricados a partir de 2021. A idade máxima dos caminhões não poderá ser superior a cinco anos.
A empresa contratada terá prazo de quatro meses para providenciar pessoal, ferramentas, equipamentos e instalações necessários à execução dos serviços. O contrato terá duração de dois anos, podendo ser renovado por mais três.
Emergencial
Daqui a dois meses vence o contrato emergencial firmado com a empresa Conesul. Ela que assumiu o recolhimento do lixo orgânico no centro de Porto Alegre e bairros adjacentes desde que o vínculo com o consórcio Porto Alegre Limpa foi rompido.
E a prefeitura decidiu ampliar em mais 550 o número de contêineres que são usados no recolhimento. Agora, a quantidade se assemelha ao que era disponibilizado pela consórcio Porto Alegre Limpa até setembro.
Edital anterior
Em junho, a prefeitura lançou uma contratação emergencial, a fim de substituir o consórcio Porto Alegre Limpa, que apresentava dificuldades no recolhimento. Na ocasião, a ideia era contar com seis mil contêineres, em razão dos novos equipamentos terem menor capacidade de armazenamento.
A empresa Plural Serviços Técnicos apresentou o menor valor - R$ 13,71 milhões - e foi declarada vencedora. Porém, ela desistiu de concorrer e a prefeitura decidiu não chamar a segunda colocada e encerrou a disputa.